
Nosso Currículo
Nosso currículo segue as proposições da BNCC, do Currículo Paulista e demais documentos norteadores do Programa de Ensino Integral.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
O trabalho com a linguagens deve considerar que todo diálogo envolve os sensos crítico, estético, e ético, em situações comunicativas ligadas às instâncias do verbal, do corporal, do visual, da sonoridade e/ou do digital.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas Tecnologias
O ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas Tecnologias busca uma síntese entre humanismo, ciência e tecnologia que possibilite a superação de uma visão segmentada do conhecimento.

Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias
As áreas das Ciências da Natureza e Matemática podem ser abordadas na descrição dos fenômenos da área das ciências naturais, para codificar, ordenar, quantificar, interpretar dosagens, coordenadas, taxas, tensões, frequências e muitas outras variáveis que se fizerem necessárias.
BNCC
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
CURRÍCULO PAULISTA
O Currículo Paulista representa um passo decisivo no processo de melhoria da qualidade da Educação Básica no Estado de São Paulo, no que se refere às aprendizagens dos estudantes, como a produção de materiais de apoio, à formação inicial e continuada dos educadores e às matrizes de avaliação.
O Currículo Paulista das etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Volume1) – homologado em agosto de 2019; e o Currículo Paulista da etapa do Ensino Médio (Volume 2) – homologado em agosto de 2020, construídos em regime de colaboração entre as redes estadual e municipais, com o apoio das instituições públicas e privadas de Ensino Superior.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
O Ensino Médio de São Paulo começou a ser implementado em 2021 para todos os 460 mil estudantes da 1ª série da rede de ensino pública estadual. A nova proposta curricular aproxima o estudante das transformações da sociedade e do mundo do trabalho, permitindo adquirir todos os conhecimentos básicos, e ainda poder escolher as áreas de mais interesse, para aprofundar e ampliar os estudos, sem precisar ficar mais tempo na escola.
Com foco no protagonismo estudantil, o Ensino Médio de São Paulo promove a atuação ativa da comunidade escolar e o amparo necessário ao Projeto de Vida dos estudantes. Os itinerários formativos atuam na preparação para os desafios do século 21 e na conquista de melhores oportunidades no mercado de trabalho, além de aprofundar os conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares.
MATERIAIS DE APOIO
Diante da suspensão das aulas em decorrência das medidas preventivas para conter a pandemia da COVID 19, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou um levantamento de quais seriam as habilidades essenciais do Currículo para serem trabalhadas durante o ano letivo de 2021, que contemplassem o ciclo 2020-2021.
Esta priorização curricular vem da compreensão de que estamos vivendo uma situação excepcional a qual impactou no tempo pedagógico do professor com o estudante e também aprofundou desigualdades. Nesse contexto, foi necessário fazer escolhas de quais seriam as habilidades essenciais para serem trabalhadas com os estudantes em 2021 para que possam seguir sua trajetória escolar com sucesso.
As aulas do Centro de Mídias (CMSP) em 2021 estão sendo elaboradas a partir dessa matriz de habilidades essenciais. Para que haja a articulação entre as aulas do CMSP e as realizadas pelos professores com os estudantes de suas turmas, será importante que as aulas sejam planejadas a partir dessa mesma matriz de habilidades.
As habilidades essenciais devem ser o foco do trabalho pedagógico deste ano. Porém, escolas e professores têm autonomia para promover a consolidação dessas habilidades de diferentes formas, assim como ir além delas, de acordo com o desenvolvimento de seus estudantes, adequando à realidade de cada contexto, modalidade e à proposta pedagógica da escola.